Proprietários de imóveis que são conscientes do clima parecem estar aumentando, se a venda projetada de casas inteligentes for alguma indicação. Especialistas estão prevendo um aumento contínuo no número global de domicílios no mercado de casas inteligentes entre 2023 e 2027 em mais de 311 milhões . E o número total de casas inteligentes em todo o mundo deve atingir o pico em 2027, em mais de 670 milhões .

Embora muitos fatores influenciem a decisão de comprar uma casa inteligente, desde maior conforto e personalização até maior segurança e proteção, a eficiência energética geralmente está no topo da lista para muitos. Os compradores que buscam maneiras de economizar dinheiro e reduzir contas de energia esperam que a tecnologia inteligente reduza os custos de eletricidade, aquecimento e resfriamento. Outros se apegam à ideia de que o acesso à tecnologia inteligente reduz quase automaticamente sua pegada de carbono geral.

O que eles não sabem é que muitos proprietários de casas inteligentes estão aproveitando apenas uma fração da economia de eficiência energética que poderiam ter. Se você tem uma casa inteligente ou está considerando uma casa inteligente para sua próxima grande mudança, aqui estão 11 maneiras de garantir que toda essa tecnologia seja tão eficiente quanto possível:

1. Comece com um plano de compatibilidade

Se você quer que sua casa inteligente seja o mais eficiente possível em termos de energia, crie um plano de compatibilidade. Faça uma lista dos dispositivos e soluções que você quer que sua casa inteligente tenha, de alto-falantes inteligentes ao sistema de segurança da sua casa. Agora faça uma pequena pesquisa para ter certeza de que todos os dispositivos que você quer são compatíveis. Em outras palavras, eles vão se comunicar ? Por  exemplo, seu Amazon Echo Dot vai se conectar ao seu sistema de segurança ADT? (Vai.) E vai se conectar à sua câmera Google Nest? (Não vai.)

Dispositivos incompatíveis funcionarão muito bem sozinhos, mas quando eles compartilham dados e trabalham juntos, sua casa inteligente é muito mais eficiente em termos de energia. E a compatibilidade pode economizar dinheiro a longo prazo.

2. Certifique-se de que os dispositivos domésticos inteligentes estejam integrados e automatizados

Dispositivos inteligentes são construídos para trabalhar juntos. Quando você integra, ou conecta, dispositivos como seu termostato inteligente e sensores de ocupação, eles aprendem uns com os outros, aumentando a eficiência energética da sua casa e alcançando seu verdadeiro potencial.

Adicione automação à mistura e você pode reduzir o desperdício de energia ainda mais. Tudo o que a automação significa é configurar cronogramas ou ativar opções de aprendizado de máquina que aprenderão as preferências do proprietário e as ativarão automaticamente.

3. Não dê controle total aos seus dispositivos

Você pensaria que dispositivos inteligentes seriam essencialmente “configure e esqueça”, mas mesmo aqueles dispositivos que podem aprender seus padrões de vida se beneficiam do ajuste manual de vez em quando. Quando os eletrônicos não são necessários, é melhor desligá-los ou desconectá-los. Muitos dispositivos inativos estão desperdiçando energia ao consumir energia mesmo quando não estão ativos, diminuindo a eficiência energética geral da sua casa. Desconectar esses itens é uma das  várias maneiras simples de economizar dinheiro na sua conta de luz também.

4. Construa uma rede forte e confiável

Se suas máquinas inteligentes estiverem lentas – funcionando lentamente, desconectando da internet, usando muitos dados – sua infraestrutura de rede pode precisar de manutenção. Invista em um pacote de internet que inclua mais largura de banda para evitar superlotação de dispositivos compartilhando sua rede, junto com um roteador Wi-Fi de alta qualidade. Posicione seu roteador longe de obstruções no meio de sua casa e estenda seu alcance com sistemas de malha para construir uma rede robusta e confiável. Pontos extras se você selecionar equipamento de rede com eficiência energética. 

5. Atualize seu firmware regularmente

Firmware é um software que fornece instruções que inicializam seu smartphone ou termostato, por exemplo, e também ajuda um dispositivo inteligente a se comunicar com outro dispositivo. Você provavelmente vê esse termo sempre que o fabricante envia uma atualização para seu dispositivo.

Se você for como a maioria das pessoas, provavelmente ignora essa nota, especialmente se o fabricante envia atualizações frequentes. Ignorar a atualização não é uma boa ideia, no entanto. Isso significa que você está perdendo correções de bugs, melhorias de desempenho, novos recursos e até mesmo melhorias de economia de energia. Uma maneira de garantir que você não perca uma atualização é dizer ao seu dispositivo inteligente para aceitar automaticamente as atualizações de firmware quando elas chegarem. Isso remove o fardo de garantir que seu software seja mantido com o patch de firmware mais recente.

6. Otimize as configurações do seu dispositivo inteligente

Quando você instala um dispositivo inteligente, ele depende de suas configurações padrão para começar a funcionar. Essas configurações padrão podem não ser a opção mais eficiente em termos de energia, no entanto. Ou podem não se adequar ao seu estilo de vida individual.

Reserve um tempo para aprender a ajustar as configurações de todos os seus dispositivos, grandes e pequenos. Concentre-se primeiro nas suas necessidades e no que você quer que sua casa inteligente realize para você. Então, faça o seu melhor para otimizar o uso de energia dos sistemas. Por exemplo, programe sua casa para acender as luzes quando você chegar ou programe seu termostato inteligente para ajustar as temperaturas enquanto você estiver fora para conservar energia e ajudar a reduzir os custos de energia. 

7. Verifique as alegações de economia de energia em residências inteligentes

Só porque alguém afirma que seu dispositivo inteligente é energeticamente eficiente não significa que ele seja. Para garantir que você esteja obtendo a maior economia de energia para seu investimento, selecione dispositivos e aparelhos que venham com a certificação adequada ou verificação de terceiros.

Por exemplo, ao escolher aparelhos inteligentes, selecione algo que tenha recebido a certificação Energy Star. Você saberá que sua escolha atendeu a rigorosos padrões de eficiência energética.

8. Abaixe sua voz

A capacidade de controlar sua casa inteligente por comando de voz é um desses recursos que realmente parece um filme de ficção científica se tornando realidade. Pedir para seu assistente virtual fornecer ideias para o jantar em família ou tocar uma música tema antiga da TV é divertido, mas esses comandos de voz consomem energia, muitas vezes desnecessariamente.

Dependendo do nível de eficiência energética que você deseja que sua casa tenha, considere quando e por que você usa comandos de voz para ativar os recursos da sua casa inteligente. 

9. Monitore o uso de energia

Há uma boa chance de que seu sistema de casa inteligente esteja monitorando regularmente o uso de energia em sua casa e fornecendo um relatório que mostra como você está se saindo. Aprender a analisar o relatório e agir com base nessa análise ajudará você a otimizar ainda mais o uso de energia de sua casa.

Seguir tendências pode até revelar quando um dispositivo inteligente tem um problema ou precisará ser substituído. Você também pode descobrir quando sua família usa mais energia e então ajustar os cronogramas para gerenciar melhor os horários de pico em sua casa.

10. Não negligencie o ecossistema da casa inteligente

Lembra como falamos um pouco sobre “configure e esqueça”? Há muitos proprietários inteligentes que fazem exatamente isso, nunca monitorando o quão bem o sistema está operando ou ajustando as configurações do dispositivo conforme seu ambiente muda, desde temperaturas sazonais até maior ocupação da casa quando as crianças estão fora no verão.

Revise regularmente os dados de consumo de energia, ajustando quando necessário, e ensine sua casa inteligente o que fazer. Envolver-se ativamente com sua casa inteligente é a única maneira de ela fornecer a você o sistema mais eficiente em termos de energia possível. 

11. Otimize sua economia doméstica inteligente com energia limpa

Alimente sua casa inteligente com energia limpa para garantir uma eficiência ainda maior. Energia limpa se refere à energia produzida com pouca ou nenhuma emissão de gases de efeito estufa . Isso inclui fontes de energia de baixo carbono e sem carbono, como a energia nuclear.

Escolher um fornecedor de energia , que gera energia limpa e segura, confiável e livre de carbono, é uma maneira fácil de ajudar a garantir um futuro de baixo carbono – e qualquer proprietário pode aproveitar um plano de energia limpa de taxa fixa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Posts Similares